Doenças como gonorréia, sífilis, condiloma acuminado (HPV), cancro mole, tricomoníase, hepatite B, herpes genital, clamídia, candidíase e AIDS são exemplos de DST.
Os sintomas que geralmente podem ser vistos: corrimento genital uretral ou vaginal emitindo cheiro forte e ruim, presença de feridas, gânglios na virilha e verrugas genitais, manchas escuras na pele, dor ao urinar ou durante a relação sexual, ardência ou coceira.
Quando acometem gestantes podem causar abortos, ou atingir o feto durante seu desenvolvimento, causando-lhe lesões ou malformações.
Se observar algum destes sintomas, procure os postos de saúde ou informe-se com o agente de saúde sobre como passar por uma consulta médica e realizar tratamento. É importante o diagnóstico tanto clínico como laboratorial, a maioria dos serviços de saúde contam com laboratório para realizar exames necessários e sem despesas para o paciente.Outro fator importante é o tratamento que deve ser bem feito e sempre observando que o parceiro sexual também precisa ser tratado.
Pessoas portadoras de alguma das DST tem mais chance de pegar outras DST, uma delas a AIDS.
Mulheres que pretendem engravidar devem fazer todos os exames para descartar a presença de alguma DST, até mesmo se não estiverem apresentando os sintomas, para que possa tratar antes da gestação não comprometer o feto.
O uso da camisinha é fundamental para evitar adquirir DST, não tenha receio de procurar o serviço de saúde de seu município para esclarecer dúvidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário